Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informações > LNMRI > Produção de Materiais de Referência Radioativos Certificados
Início do conteúdo da página

Produção de Materiais de Referência Radioativos Certificados

Objetiva produzir materiais de referência radioativos certificados para controle de técnicas radioanalíticas usadas em monitoração ocupacional, ambiental, programas interlaboratoriais e testes de simulação.
Esta atividade é responsável pela coordenação e execução do Programa Nacional de Intercomparação de Resultados de Análises de Radionuclídeos em Amostras Ambientais, PNI.
O PNI é um programa de avaliação de desempenho de laboratórios (Ensaio de Proficiência) executado por intermédio de comparações interlaboratoriais de resultados de análises de radionuclídeos em amostras ambientais
Este Programa é promovido, coordenado e conduzido pelo Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes, LNMRI.
Até o ano de 2014, três vezes ao ano eram distribuídas aos participantes, matrizes naturais, artificialmente contaminadas, com concentrações de Atividade (Bq/kg) em níveis ambientais, contendo um ou mais radionuclídeos importantes para a proteção radiológica, como produtos de fissão e ativação e radionuclídeos das séries naturais do Urânio e Tório. A partir de 2015, este Ensaio de Proficiência passou a ser disponibilizado aos laboratórios participantes, pelo LNMRI, duas vezes ao ano (duas rodadas).
As matrizes usadas nas amostras do Programa são: filtro de ar, solo, vegetação e água. Até dezembro de 1994, as amostras eram preparadas pela U.S. EPA. A partir de Abril de 1995, as amostras com matriz de água passaram a ser preparadas pelo LNMRI.

Responsáveis: Estela Maria de Oliveira (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
Antonio Eduardo de Oliveira (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

registrado em:
Fim do conteúdo da página